9 de março de 2013

Livro: O Pistoleiro - Stephen King |Resenha|

Oi oi!

Neste post vou fazer uma resenha do livro O Pistoleiro, de Stephen King. Livro que eu li do final de Janeiro até o final de Fevereiro. Vou tentar postar, no mínimo, uma resenha por mês aqui no blog, espero que gostem!

O PISTOLEIRO
The gunslinger
Série A Torre Negra, vol. 1
Stephen King
Tradução de Mário Molina
221 páginas
Suma de Letras, 2012

Clique AQUI para assistir ao vídeo-resenha!

Inicialmente quero contar que apesar de ser um livro curto, só 221 páginas, eu demorei muito para concluir a leitura e já explico o porquê de levar quase um mês e 8 dias para conhecer o primeiro livro da obra prima do KING. Mas antes vou comentar sobre o livro. 

Como você já deve saber, o Pistoleiro é o primeiro de uma série de 7 livros que o Stephen King começou a escrever aos 19 anos de idade. A história traz o início da saga de um homem, Roland de Gilead o último pistoleiro, em busca da Torre Negra, "um lugar mítico que controla todo o tempo e todo o espaço".

A história inicia-se com uma curta e bela frase: “O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás”. Todo o enredo do livro foi resumido nessa frase. Tudo o que é contado acontece durante a perseguição do homem de preto pelo pistoleiro ao longo de milhares de dias através do deserto. Durante essa busca, o pistoleiro passa por cidades caóticas e destruídas, inseridas em um mundo pós-apocalíptico, e por pontos de parada misteriosos onde cada acontecimento, ou melhor, cada situação, na maioria delas, o pistoleiro (que é o protagonista) tem flash-backs da sua vida. Esses episódios do passado explicam fatos que de certa forma contribuíram para a perseguição do homem de preto que, segundo o pistoleiro, teria informações preciosas que o ajudarão a chegar a Torre Negra, seu grande objetivo. 

Eu, quando comecei a ler o livro não tinha noção nenhuma do que se tratava, não tinha ouvido nenhum comentário a respeito e assim que meu noivo comprou a série para nossa estante ele só comentou que era uma série famosa e que o autor era conhecido por suas ótimas histórias de terror, eu fiquei com muita expectativa, curiosidade de saber do que se tratava a série e quis começar a ler o mais rápido possível.

Comecei a ler o livro, no ônibus a caminho da USP, todos os dias e no começo tive muita dificuldade na leitura, pois ele tem muitos detalhes, as descrições dos ambientes e das características do protagonista acabaram me cansando um pouco. Acho que por isso, e por só ler no ônibus, demorei a terminar o livro. 

A leitura é muito cansativa, só sei que quando cheguei à página 73, quase no final do looongo primeiro capítulo, eu parei a leitura, frustrada porque não estava entendendo direito e por nada de mais intenso acontecer! Depois de uns 4 dias sem ler, peguei o livro de novo, voltei até o início e comecei a ler tudo de novo, terminar o livro e a série toda virou uma espécie de questão de honra... 

Bom, enfim terminei o livro! Mas a história começou a ficar mais interessante a partir do último capítulo, o mais curto de todos, quando o pistoleiro finalmente encontra o homem de preto para uma longa conversa. Essa conversa é em parte esclarecedora, ou pelo menos, você começa a entender que existem motivos profundos que levaram o pistoleiro a querer buscar a Torre. Digo que “começa a entender que existem motivos profundos” porque esses motivos não ficam muito claros, mas você tem a sensação de que coisas muito ruins ou surpreendentemente muito importantes aconteceram no passado do pistoleiro que o leva a querer muito encontrar a Torre Negra.

Para mim, chegar ao último capítulo, não necessariamente você chega ao clímax do livro, ou pelo menos ele não é tão intenso como eu gostaria, mas esse último capítulo compensa a leitura do livro, pois ele desperta a vontade de você querer ir em frente aos próximos livros para saber o que vai acontecer.

Você fica se perguntando “será que tudo o que o homem de preto contou ou previu para o pistoleiro vai acontecer mesmo?”. E isso dá um gás para continuar a ler o volume II. Embora eu ainda ache que até o último capítulo seja cansativo, devido aos muitos detalhes tanto do cenário quanto das emoções e expressões dos personagens. Ou seja, o livro como um todo, é uma leitura cansativa, mas que é FUNDAMENTAL para o entendimento e o avançar da leitura pelos outros volumes.

Eu ainda não sei, mas o fato do autor ter se atentado para diversos acontecimentos do passado do protagonista, por mais que tenham ficado confusos no primeiro livro, eu acho que eles serão a chave para o entendimento da obra toda e quem está lendo começa a criar uma série de expectativas para a história o que faz com que você passa a não se importar se o primeiro livro foi um pouco tedioso e começa a ver a importância da leitura dele para o restante da saga.

Então, não desista da leitura do volume 1 e nem do restante da série depois de ter lido o primeiro livro. Eu recomendo bastante, se você é como eu, que gosto bastante de histórias épicas, de batalhas, de lendas e de heróis (meio vilões). Mas comece a leitura sabendo que ela será arrastada e que é só o começo para uma grande história.

Mais fotos do livro:
Traseira do livro
Frase que dá início a essa série!!!
O Sumário. São poucos capítulos, porém longos demais para meu gosto!
Detalhe da lombada. Junto com os outros livros da coleção, a série fica muito bonita na estante
Detalhe da ilustração da capa.
Eu quero terminar a Torre Negra logo, estou com muitas expectativas e já comecei o livro 2! E você já leu? Me conta aí o que achou! 

Meu Skoob é esse AQUI, me adiciona lá! =D

2 comentários:

  1. Parece muito bom mesmo. Eu adoro ler, ando meio preguiçosa haha mas esse ano tem TCC então já viu tudo né?

    Beij:*nhos, Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara! Você sempre está por aqui no blog né! Adoro =)
      Deixa a preguiça de lado, e vai curti um livro. Ler tira a gente desse mundo, faz a gente viver outras vidas...
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
Responderei em breve... Marque a opção "Notifique me" e saiba quando sua pergunta foi respondida!